Oficinas

Oficinas Ministradas pela Cris...

 Carimbó das Caixeiras

O Carimbó das Caixeiras acontece após a derrubada do mastro, que é um dos momentos finais da  Festa do Divino Espírito Santo do Maranhão.Neste momento, com a missão cumprida diante dos rituais sagrados de toda a festa; as Caixeiras, mulheres que conduzem o ritual tocando tambor, transitam para o profano, “lavam o prato”, como dizem por lá. É uma brincadeira interativa com cantos, toques e danças de forma descontraída, agregando e divertindo a todos. 

As danças têm um caráter libidinoso que se revela no movimento dos quadris e no sentido duplo das letras que falam do cotidiano do universo Maranhense.
Dividida em três partes. Primeiramente é feiro uma explanação sobre a manifestação, contextualizando-a através de cantos; depois, o aprendizado dos ritmos e danças acontece a partir da experimentação com os instrumentos disponibilizados aos participantes; por fim, a oficina encerra-se com muita brincadeira!
Recomendações: Mulheres de saia são sempre bem vindas! Homens com roupas leves. Caso tenha um instumento de baqueta, fique a vontade, pode trazer!


 RITMOS DA CULTURA POPULAR BRASILEIRA
As Manifestações Populares Brasileiras tem como característica de aprendizado musical a Oralidade, uma tradição que é passada de pai para filho, onde o mestre e aluno se unificam na experiência vivida. Na maioria destas manifestações o Ritmo é de primordial importância; ele que personifica seu grupo, identifica suas raízes e ritualiza sua vida.
O objetivo da Oficina é por uma Educação Musical que tem como principio os valores do aprendizado Oral da Cultura Popular Brasileira, tornar as pessoas mais felizes e proporcionar ao aluno um espaço aonde ele vai vivenciar várias formas de expressões artísticas e criativas. O aluno ao entrar em contato com suas próprias raízes, ele ampliará sua capacidade de autoconhecimento e sua comunicação com o mundo e através do contato com os rituais e espetáculos dos grupos das Caixeiras de Campinas vai ter oportunidade de partilhar seu aprendizado e elevar sua espiritualidade.
O Curso vai desenvolver vivências: práticas dos cantos, danças, ritmos da Cultura Popular: do Maranhão (Festa do Divino e outros), Pernambuco (Cirandas), Bahia (afoxés) Minas Gerais e São Paulo (Congadas), exploração vocal, atividades lúdicas, percepção auditiva, improvisações, manipulação dos instrumentos percussivos (tambor, triangulo, pandeiro, chocalho, xêquêrê e agôgô).

As aulas acontecem em quatro Módulos:
1º – Teoria e Musicalização
2º – Aprendizado dos Cantos
3º- Ritmos e Movimentos
4º- Apresentações Públicas.

O espaço, o tempo e a ordem dos aprendizados dos módulos podem ser alterados dependendo das necessidades dos alunos.


TEORIA E MUSICALIZAÇÃO
Nesse Modulo os alunos terão: Contato com as Histórias das Manifestações Populares Brasileiras, através de apostilas, fotos, vídeos e bibliografias. O contado com o Som através de vivências práticas de percepção auditiva, corporal, instrumental e vocal.


APRENDIZADOS DOS CANTOS
Nesse Modulo os alunos vão vivenciar Aprendizados Orgânicos Vocais (aquecimento, articulação, ressonância e projeção) através dos contatos com os dialetos Indígenas e Afros.


RITMOS E MOVIMENTOS
Nesse Modulo os alunos irão trabalhar Expressão Corporal (relacionados à dança e a presença cênica), Percepção Rítmica (qualidades do som e movimento), Aprendizado de Manipulação dos Instrumentos Percussivos (Caixa do Divino, Pandeiro, Triangulo, Xêquêrê, Agogô), Treinamento dos Ritmos Brasileiros (Valsa, Marcha, Baião, Ciranda, Afoxés, Congadas e Cocos)


APRESENTAÇÕES PÚBLICAS
Nesse Modulo os alunos vivenciaram o Contato com o Público, através de apresentações artísticas: criada pelo grupo ou com espetáculos e rituais das Caixeiras de Campinas. Só podem participar desse modulo quem passou pelo aprendizado básico dos outros módulos ou que já tenha experiência em percussão, canto e dança da Cultura Popular Brasileira.

O Curso pode ser solicitado por qualquer pessoa e lugar do Brasil.
Custo a combinar.