As Nascentes

-->
Grupo popular de percussão formado por mulheres, as Caixeiras das Nascentes tem a música como forma de partilha e celebração. 

Fundada em 2009 em Campinas/SP, a partir do encontro da artista, arte-educadora e artesã de Caixa do Divino Cristina Bueno, com pessoas que tinham o interesse em pesquisar a cultura brasileira e a Caixa do Divino.

O grupo busca fazer uma releitura das manifestações populares através da memória das integrantes, da prática, aperfeiçoamento e difusão da arte das Caixas do Divino- tambor pequeno, originário da Festa do Divino do Maranhão, assim como pesquisas de cantos e toques do Sagrado Feminino (Festa do Divino, Congadas, Moçambique, Ladainhas, Afoxés entre outras), além de propiciar espaços para vivência coletiva e trocas de saberes.

 As Caixeiras do Maranhão, as Congadas de Minas e São Paulo, são as principais fontes de pesquisa e inspiração do grupo, não só no sentido musical, como também na missão de cantar e tocar para saudar as festas, as casas, as pessoas, os alimentos e os santos.

O grupo realiza apresentações e intervenções às comunidades, eventos, escolas, universidades, festivais, entre outros; sempre no intuito de partilhar e divulgar saberes relativos à cultura popular de raízes brasileira: seus cantos, ritmos, danças e brincadeiras de prazer e entretenimento. 

Integrantes

Alessandra Araújo
Ana Karina Fagundes
Angélica Fátima de Paula
Bianca Medeiros
Carla Carrion
Cibele Matheus
Cristiane Santos
Daniela Medon Gobbo
Eliana Pires
Elaine da Silva Tozzi
Larissa
Maria Cristina Bueno
Mariangela Guelta
Marcia
Milena Dimaura
Naná Cosme da Silva
Rosângela Ampúdia
Silvana Bezerra (Quequé)
Sílvia  de Polli
Thaís Tkatchuk 
Vânia
Valéria Rachid Otavio

 

Mais sobre a Cris...

Cristina Bueno é coordenadora do grupo das Caixeiras das Nascentes, percussionista, pesquisadora de ritmos das manifestações populares de raiz Brasileira e artesã de Caixa do Divino. É atriz formada em Artes Cênicas Unicamp (1990) e Pós Graduada em "Capacitação Docente em Música Popular Brasileira" pela Anhembi Morumbi/SP (2008). Arte Educadora desde 1986, trabalhou em diversas ONGs,sendo uma das idealizadoras do Projeto Bate Lata junto a Fundação Orsa em 1987. 


Ministra aulas, pesquisando e divulgando ritmos das Manifestações Populares Brasileira desde 1989. Iniciou suas pesquisas com a folclorista Raquel Trindade em 1987; em 1993 iniciou sua pesquisa com o Mestre Maranhense Tião Carvalho no grupo "Saia Rodada" de Campinas/SP. Em 1995 conhece as Caixeiras de Alcântara (MA), Raimunda e Marlene, e com elas a Festa do Divino. Em 2003 conhece a Caixeira Régia da Casa das Minas Dona Celeste, impulsionando o aprendizado através de encontros, oficinas e participação na Festa do Divino da Casa das Minas de São Luis (MA). 

De 1993 para cá já vivenciou e participou de várias Manifestações populares com mestres e mestras do Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Mato Grosso e São Paulo em suas pesquisas de campo. De 2003 a 2009 foi fundadora e coordenadora do grupo "Caixeiras da Guia”; ganhando dois prêmios do FICC: Circulação de Espetáculo "Encantos" em 2008 e Gravação de CD "Saudações das Caixeiras das Guia" em 2009. 

Foi professora e colaborou com a fundação dos Grupos de Caixeiras “Tamboriflor” de São João da Boa Vista (SP), Caixeiras Amana Tykyra de Pouso Alegre (MG) e Caixeiras das Colinas de Salvador (BA). Desde 2006 é fundadora, diretora musical, responsável pelas composições e pela bateria, do bloco carnavalesco tradicional de rua de Barão Geraldo “As Caixeirosas” e junto com a artista Inês Vianna fundou o Manifesta Maranhense em Campinas. Ministra os cursos de: Ritmos da Cultura Popular Brasileira, Percussão em Cena, Bons Carnavais, Educando fazendo Arte e Confecção da Caixa do Divino. 

Faz parte do grupo de estudos na UNICAMP “Antropologia do Som” pelo departamento de Pós Graduação de Música. Foi contemplada junto com as Caixeiras das Nascentes pelo MINC no Edital de Intercâmbio n.1/2013 com o projeto "Carimbo das Caixeiras Nascentes"; prêmio este que proporcionou ao grupo a participação da Festa Grande do Divino da Casa das Minas em São Luís/MA junto as Caixeiras Maranhenses (maio/2013).