quinta-feira, 3 de setembro de 2015

QUINTAL DAS CAIXEIRAS - 6ª Encontro de Caixeiras Nascentes

Sábado é dia de mexer com a terra, desapegar, partilhar histórias, saberes, alimentos, carinho e muita música pois acontecerá o  6º Encontro de Caixeiras Nascentes de 2015.


Pra quem não conhece, todo primeiro sábado do mês nos encontramos em nossa Sede - Espaço Nascentes, para partilhas e trocas de saberes populares entre mulheres através dos cantos e toques sagrados e profanos da cultura popular na Caixa do Divino, mediados pela Mestra Caixeira Cris Bueno Além disso, também são decididas e organizadas coletivamente ações relacionadas às atividades das  Caixeiras das Nascentes.
  

O espaço existe para fortalecer os vínculos ancestrais entre as mulheres, mas os homens também são bem vindos nessa partilha.
Se você ficou interessada em conhecer o grupo, a história, ou até mesmo em iniciar nas Caixeiras das Nascentes é só chegar! Sábado estaremos lá das 9h às 20h e você será muito bem vinda!


FIQUE SABENDO:

BAZAR DO DESAPEGO
Traga o que você  não usa mais deseja desapegar para colocar em nosso Bazar. Pode trazer roupas, objetos de decoração, acessórios, sapatos, aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos, livros, bolsas, chapéus, instrumentos musicais, e outras coisitas que desejar!

Se puder, traga cabides ou outras formas criativas de expor suas roupas e objetos!

MUTIRÃO DO QUINTAL
Nosso quintal está precisando de uma força e nós também, então nada melhor que pé e mão na terra! Fique a vontade para trazer mudinhas de plantas!

ALMOÇO COLETIVO
Não dá pra passar um dia desses sem uma bela comida! Traga um ingrediente  para fazermos um almoço coletivo!

ARTESANATOS
Para manter nosso espaço, fazemos artesanatos com a cara das Caixeiras das Nascentes para vender. Se tiver alguma técnica para compartilhar ou só desejar aprender, este é o momento!

FORNO SOLAR
A Márcia Castellani vai levar o forno solar e ensinar fazer um pão delícia e, quem sabe construir um outro forno.....
____________________________________________
______

MAIS SOBRE AS NASCENTES...
Grupo popular de percussão formado por mulheres, as Caixeiras das Nascentes tem a música como forma de partilha e celebração. 
Fundada em 2009 em Campinas/SP, a partir do encontro da artista, arte-educadora e artesã de Caixa do Divino Cristina Bueno, com pessoas que tinham o interesse em pesquisar a cultura brasileira e a Caixa do Divino.
O grupo busca fazer uma releitura das manifestações populares através da memória das integrantes, da prática, aperfeiçoamento e difusão da arte das Caixas do Divino- tambor pequeno, originário da Festa do Divino do Maranhão, assim como pesquisas de cantos e toques do Sagrado Feminino (Festa do Divino, Congadas, Moçambique, Ladainhas, Afoxés entre outras), além de propiciar espaços para vivência coletiva e trocas de saberes.
 As Caixeiras do Maranhão, as Congadas de Minas e São Paulo, são as principais fontes de pesquisa e inspiração do grupo, não só no sentido musical, como também na missão de cantar e tocar para saudar as festas, as casas, as pessoas, os alimentos e os santos.
O grupo realiza apresentações e intervenções às comunidades, eventos, escolas, universidades, festivais, entre outros; sempre no intuito de partilhar e divulgar saberes relativos à cultura popular de raízes brasileira: seus cantos, ritmos, danças e brincadeiras de prazer e entretenimento.



O ESPAÇO NASCENTES FICA NA Rua  Helenita A. Bassan de Sá, n. 668 – Bosque de Barão -  Campinas/SP Fone: 3289-2081 


Nenhum comentário:

Postar um comentário