terça-feira, 15 de março de 2016

Mutirão Quintal das Caixeiras + EXIBIÇÃO “O Renascimento do Parto” + Roda de Conversa


Devido à nossa Mestra Caixeira, Cris Bueno, ter contraído dengue tivemos de adiar nosso encontro no início deste mês, mas como ela já está ótima, podemos retomar os encontros mensais destinados a trocas, partilhas e aprendizados entre mulheres!

Neste sábado, dia 19/03, cuidaremos do quintal e faremos uma roda de conversa sobre parto domiciliar com exibição do filme “O Renascimento do Parto”.


Pra quem não conhece, todo primeiro sábado do mês nós, Caixeiras das Nascentes, nos encontramos em nossa Sede para partilhar saberes populares entre mulheres através dos cantos e toques sagrados e profanos da cultura popular na Caixa do Divino. Nesses encontros, também são decididas e organizadas coletivamente ações relacionadas às atividades das Caixeiras das Nascentes dentro e fora da sede.
________________________________
PROGRAMAÇÃO
10h - Mutirão no Quintal
13h - Almoço Coletivo (TRAGA UM ALIMENTO/BEBIDA PARA PARTILHAR)
14h- Mutirão no Quintal
16h - Exibição do filme "O Renascimento do Parto" + Roda de Conversa
--------------------------------------------------------------


O espaço existe para fortalecer os vínculos ancestrais entre as mulheres, mas os homens também são super bem vindos nessa partilha!


Se você ficou interessad@ em conhecer o grupo, a história, ou até mesmo em iniciar nas Caixeiras das Nascentes é só chegar!


Sábado estaremos lá das 10h às 18h e você será muito bem vind@!


_______________________________________
Mais informações:

- MUTIRÃO NO QUINTAL
Como de costume iremos cuidar do nosso quintal. Estivemos de férias e ele está um tantinho abandonado. Quem quiser nos ajudar e mexer na terra, fiquem a vontade para chegar.
Quem puder trazer luvas, saco de lixo, sementes, mudas de plantas, agradecemos, mas esperamos mesmo é sua disposição!

- ALMOÇO
Nossa cozinha está desativada no momento, mas ainda assim, não dá pra passar um dia desses sem uma bela comida! Traga um alimento/bebida para partilharmos.
Lembre de trazer seu prato, talher e copo. Não temos o suficiente para todos.


- RODA DE CONVERSA SOBRE PARTO DOMICILIAR + EXIBIÇÃO FILME "O RENASCIMENTO DO PARTO"

Uma de nossas caixeiras está prestes a dar a luz e optou novamente por parir em casa. A partir das 16h, faremos uma roda de conversa com exibição do filme “O Renascimento do Parto” no intuito de dividir experiências e tirar dúvidas sobre parto domiciliar.

Uma pouco sobre Parto Domiciliar...
O parto domiciliar acontece na casa da gestante e pode ser acompanhado por familiares, amigos ou qualquer pessoa que a mulher queira por perto. Uma das vantagens do parto domiciliar é a segurança sentida pela mulher em um ambiente conhecido, tranquilo e acolhedor.
Durante o trabalho de parto, parteiras e doulas ajudaram a parturiente a lidar com as contrações, a dor e a espera ativa pelo nascimento do bebê. Métodos como massagem, relaxamento, alongamento, caminhada, entre muitos outros, podem ajudar. Na hora do nascimento, o suporte continua e a mulher tem a liberdade de escolher a posição que quiser - pode ser de pé ou de cócoras, por exemplo.


Trailer do filme O RENASCIMENTO DO PARTO:
https://www.youtube.com/watch?v=1zB-5ASFqm0
______________________________________________
Endereço:
ESPAÇO NASCENTES
Rua Helenita A. Bassan de Sá, n. 668 – Bosque de Barão - Campinas/SP


segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Bloco As Caixeirosas dia 06/02 em Barão Geraldo!

O Bloco das Caixeirosas está a todo vapor! Apesar dos entraves criados pela Prefeitura Muncipal de Campinas em relação ao carnaval de rua na cidade, o Bloco As Caixeirosas, assim como os demais Blocos de Barão, acontecerão normalmente, com ou sem apoio da Prefeitura.

Aliás, neste ano o Bloco As Caixeirosas completa 10 anos de existência e muita alegria!


*SOBRE AS CAIXEIROSAS*


Tradicional no Carnaval de Barão Geraldo (Campinas/SP), o bloco foi fundado em 2006 pela artista Cris Bueno* junto aos grupos Campineiros, Caixeiras da Guia e Caixeiras das Nascentes.
O com o objetivo do bloco é proporcionar, em especial às crianças, um espaço para brincarem com alegria, tranquilidade e liberdade, assim como nos antigos carnavais.
O bloco resgata dois momentos tradicionais dos antigos Carnavais: a rua e o salão.
Na rua, o bloco sai em cortejo ao redor da Praça do Coco com os foliões e bonecas gigantes, tocando e cantando marchinhas autorais.
O segundo momento é caracterizado pela brincadeira num salão enfeitado com confetes e serpentinas, animado pelas Boneconas e a Banda das Caixeirosas que toca marchinhas, frevos e sambas tradicionais no Palco da Praça do Coco.
* Cris Bueno é artesã de Caixa do Divino, Arte Educadora e Pesquisadora de Manifestações Populares Brasileiras de Raiz e Mestra do Grupo Caixeiras das Nascentes.


*CARNAVAL 2016*
A boneca que comemora os 10 anos do bloco é a Bêlêlinda. Filha da Rosalinda e Zé Bêlêo, que se casaram na Festa Caixeirosas Junina, a boneca tem o nariz do pai, olhos e bochechas da mãe.
Bêlêlinda está prontinha para desbravar o mundo, mas ainda pertinho da mamãe, e não vê a hora de desfilar no Bloco das Caixeirosas!
* APRESENTAÇÕES*Além da saída oficial no sábado, dia 06/02, as Caixeirosas também irão florear e alegrar as Matinês no salão do Almanaque Café no domingo e na terça - Dias 07 e 09 de fevereiro 17hs às 19hs









*COMO PARTICIPAR*

Para participar do Bloco das Caixeirosas, basta comparecer aos ensaios e escolher como quer participar no bloco:
1) Tocar caixas(tambor pequeno), agôgôs e xêquêrês;
2) Dançar na ala das fantasias tradicionais ou na ala dos cheiros (sprays de ervas);
3) Conduzir ou acompanhar as boneconas;
4) Cantar as marchinhas autorais


*ENSAIOS*
Os ensaios que antecedem o carnaval são abertos e gratuitos para crianças e adultos de qualquer idade e acontecerão nos dia 23 e 30 de janeiro no Centro Cultural Casarão de Barão, das 17h às 19h.



*FANTASIAS*
Quanto às fantasias, cada um cria a sua. A inspiração pode vir das tradicionais de baole de carnaval ou roupa branca com chapéu enfeitados com flores e fitas, marca das Caixeirosas.








*MAIS INFORMAÇÕES*

Telefones:
Casarão - 19 3287-6800 / Cris - 19 9 9109-9596
________________________________
O Centro Cultural Casarão de Barão fica próximo a estrada da Rodhia ( Segue a Estrada da Rodhia até a altura da Escola E. Prof. Franscisco Álvares, Vila Holândia, virar à esquerda depois da segunda lombada)

Almanaque Café
Avenida Albino José Barbosa de Oliveira, 1240, Barão Geraldo- Campinas/SP (19) 32490014