segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Bloco As Caixeirosas dia 06/02 em Barão Geraldo!

O Bloco das Caixeirosas está a todo vapor! Apesar dos entraves criados pela Prefeitura Muncipal de Campinas em relação ao carnaval de rua na cidade, o Bloco As Caixeirosas, assim como os demais Blocos de Barão, acontecerão normalmente, com ou sem apoio da Prefeitura.

Aliás, neste ano o Bloco As Caixeirosas completa 10 anos de existência e muita alegria!


*SOBRE AS CAIXEIROSAS*


Tradicional no Carnaval de Barão Geraldo (Campinas/SP), o bloco foi fundado em 2006 pela artista Cris Bueno* junto aos grupos Campineiros, Caixeiras da Guia e Caixeiras das Nascentes.
O com o objetivo do bloco é proporcionar, em especial às crianças, um espaço para brincarem com alegria, tranquilidade e liberdade, assim como nos antigos carnavais.
O bloco resgata dois momentos tradicionais dos antigos Carnavais: a rua e o salão.
Na rua, o bloco sai em cortejo ao redor da Praça do Coco com os foliões e bonecas gigantes, tocando e cantando marchinhas autorais.
O segundo momento é caracterizado pela brincadeira num salão enfeitado com confetes e serpentinas, animado pelas Boneconas e a Banda das Caixeirosas que toca marchinhas, frevos e sambas tradicionais no Palco da Praça do Coco.
* Cris Bueno é artesã de Caixa do Divino, Arte Educadora e Pesquisadora de Manifestações Populares Brasileiras de Raiz e Mestra do Grupo Caixeiras das Nascentes.


*CARNAVAL 2016*
A boneca que comemora os 10 anos do bloco é a Bêlêlinda. Filha da Rosalinda e Zé Bêlêo, que se casaram na Festa Caixeirosas Junina, a boneca tem o nariz do pai, olhos e bochechas da mãe.
Bêlêlinda está prontinha para desbravar o mundo, mas ainda pertinho da mamãe, e não vê a hora de desfilar no Bloco das Caixeirosas!
* APRESENTAÇÕES*Além da saída oficial no sábado, dia 06/02, as Caixeirosas também irão florear e alegrar as Matinês no salão do Almanaque Café no domingo e na terça - Dias 07 e 09 de fevereiro 17hs às 19hs









*COMO PARTICIPAR*

Para participar do Bloco das Caixeirosas, basta comparecer aos ensaios e escolher como quer participar no bloco:
1) Tocar caixas(tambor pequeno), agôgôs e xêquêrês;
2) Dançar na ala das fantasias tradicionais ou na ala dos cheiros (sprays de ervas);
3) Conduzir ou acompanhar as boneconas;
4) Cantar as marchinhas autorais


*ENSAIOS*
Os ensaios que antecedem o carnaval são abertos e gratuitos para crianças e adultos de qualquer idade e acontecerão nos dia 23 e 30 de janeiro no Centro Cultural Casarão de Barão, das 17h às 19h.



*FANTASIAS*
Quanto às fantasias, cada um cria a sua. A inspiração pode vir das tradicionais de baole de carnaval ou roupa branca com chapéu enfeitados com flores e fitas, marca das Caixeirosas.








*MAIS INFORMAÇÕES*

Telefones:
Casarão - 19 3287-6800 / Cris - 19 9 9109-9596
________________________________
O Centro Cultural Casarão de Barão fica próximo a estrada da Rodhia ( Segue a Estrada da Rodhia até a altura da Escola E. Prof. Franscisco Álvares, Vila Holândia, virar à esquerda depois da segunda lombada)

Almanaque Café
Avenida Albino José Barbosa de Oliveira, 1240, Barão Geraldo- Campinas/SP (19) 32490014



Nenhum comentário:

Postar um comentário